Símbolos Estaduais
Professora Jeynnie Ruths, 4° ano. Escola Municipal Professora Agenoridas Stadler.
Os alunos do 4º ano da Escola Municipal Agenoridas Stadler, sob a orientação da professora Jeynnie, participaram de uma atividade interdisciplinar que abordou dois importantes símbolos do estado do Paraná: a gralha-azul e a araucária.
O ponto de partida foi o estudo da Araucaria angustifolia, conhecida popularmente como araucária ou pinheiro-do-paraná, árvore nativa da Mata Atlântica e atualmente ameaçada de extinção. Os estudantes exploraram suas principais características, como o ciclo de vida, o tempo de crescimento (pode levar décadas até atingir sua fase adulta), sua altura imponente (que pode ultrapassar 30 metros) e sua importância ecológica e cultural. Aproveitando o período de colheita do pinhão (semente da araucária e alimento tradicional da região),a turma pôde relacionar o conteúdo científico com elementos do cotidiano local.
Os alunos ficaram especialmente impressionados ao descobrir que a araucária é uma espécie pré-histórica, que existe desde o período Jurássico, resistindo por milhões de anos às transformações da Terra.
Outro destaque da atividade foi o estudo da gralha-azul (Cyanocorax caeruleus), uma ave endêmica da região Sul do Brasil. A gralha-azul exerce um papel ecológico fundamental na dispersão das sementes da araucária, contribuindo diretamente para sua regeneração natural. Além disso, a ave é fortemente representada no folclore paranaense e, infelizmente, também enfrenta ameaças devido à destruição de seu habitat.
A partir dessas descobertas, os estudantes foram incentivados a refletir sobre a preservação ambiental e a importância de valorizar os elementos da biodiversidade regional. Os alunos organizaram-se em grupos e produziram belas representações artísticas da araucária e da gralha-azul, com dedicação, capricho e muito entusiasmo.
Valorizar os símbolos naturais do nosso estado vai além do conteúdo escolar é um exercício de identidade, pertencimento e respeito ao meio ambiente.
Os alunos do 4º ano da Escola Municipal Agenoridas Stadler, sob a orientação da professora Jeynnie, participaram de uma atividade interdisciplinar que abordou dois importantes símbolos do estado do Paraná: a gralha-azul e a araucária.
O ponto de partida foi o estudo da Araucaria angustifolia, conhecida popularmente como araucária ou pinheiro-do-paraná, árvore nativa da Mata Atlântica e atualmente ameaçada de extinção. Os estudantes exploraram suas principais características, como o ciclo de vida, o tempo de crescimento (pode levar décadas até atingir sua fase adulta), sua altura imponente (que pode ultrapassar 30 metros) e sua importância ecológica e cultural. Aproveitando o período de colheita do pinhão (semente da araucária e alimento tradicional da região),a turma pôde relacionar o conteúdo científico com elementos do cotidiano local.
Os alunos ficaram especialmente impressionados ao descobrir que a araucária é uma espécie pré-histórica, que existe desde o período Jurássico, resistindo por milhões de anos às transformações da Terra.
Outro destaque da atividade foi o estudo da gralha-azul (Cyanocorax caeruleus), uma ave endêmica da região Sul do Brasil. A gralha-azul exerce um papel ecológico fundamental na dispersão das sementes da araucária, contribuindo diretamente para sua regeneração natural. Além disso, a ave é fortemente representada no folclore paranaense e, infelizmente, também enfrenta ameaças devido à destruição de seu habitat.
A partir dessas descobertas, os estudantes foram incentivados a refletir sobre a preservação ambiental e a importância de valorizar os elementos da biodiversidade regional. Os alunos organizaram-se em grupos e produziram belas representações artísticas da araucária e da gralha-azul, com dedicação, capricho e muito entusiasmo.
Valorizar os símbolos naturais do nosso estado vai além do conteúdo escolar é um exercício de identidade, pertencimento e respeito ao meio ambiente.
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